Região de Salvador

Guarda Civil de Salvador ganha WhatsApp para denúncias

Publicado por
Compartilhado

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, agora, está com um número de WhatsApp exclusivo  para denúncias via aplicativo. O objetivo é coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimônio público.

A iniciativa busca facilitar e incentivar as denúncias contra esse tipo de crime, que tem causado grandes prejuízos aos cofres públicos do município. A denúncia pode ser realizada de forma anônima, com a garantia de preservação da identidade do denunciante.

De acordo com o Inspetor-Geral da GCM, Marcelo Silva, o órgão busca o apoio da população no combate ao crime, pois mesmo realizando rondas preventivas em toda a cidade, é impossível estar em todos os espaços públicos ao mesmo tempo. Com isso, a participação do cidadão é essencial no combate ao vandalismo e roubos de cabos e fios.

Reprodução

De acordo com dados divulgados pela Guarda Civil do município de Salvador, nos primeiros sete meses de 2022, foram registradas 41 ocorrências relacionadas a esses tipos de crimes, sendo 02 pichações, 02 vandalismos, 22 furtos/roubos de fios e 15 depredações ao patrimônio público.

Essas ocorrências foram registradas em diferentes bairros da cidade, a saber: Fazenda Grande do Retiro, Canela, Campinas de Pirajá, Barris, Canabrava, Liberdade, Graça, Pau Miúdo, Itaigara, Cabula, Parque Bela Vista, Pituba e Armação.

Ao ser flagrado cometendo o ilícito, o suspeito é encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial irá tipificar o crime, podendo ser tomado como base o Art. 265, do código penal, e com pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, ou, até mesmo, pode ocorrer o enquadramento como roubo ou furto.

Na semana passada, a prefeitura de Salvador divulgou que as ações de vandalismo ligadas à iluminação pública já renderam mais de R$ 750 mil em prejuízos.

As denúncias devem ser realizadas através do aplicativo WhatsApp 71 99623-4955 na forma de mensagem escrita ou áudios de até 30 segundos acompanhadas de vídeos e/ou fotos, não serão aceitas ligações. Após resposta automática, será atendido pela equipe da Central de Operações da GCMS, onde a denúncia recebida será analisada e encaminhada aos responsáveis.

A Guarda Civil Municipal ressalta que fazer a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode gerar responsabilização por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, sujeito a uma pena de até 6 meses de detenção e multa.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de agosto de 2022 10:51

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio